Quem Somos

A História do Colégio Ipe Arujá -
Uma Trajetória de Educação e Crescimento

Quando as três educadoras – Rosely Brotto, Maria Beatriz Correa Pinto e Maria de Fátima Quissak Bartelega Peixoto – resolveram unir suas forças para formar uma nova escola na cidade de Arujá (SP), em agosto de 1993, estavam, na verdade, plantando uma semente para o futuro. Eis que, 30 anos depois, essa semente germinou, cresceu e se tornou uma bela, frondosa e resistente árvore, repleta de flores. Tal qual um ipê amarelo.

Inaugurado há três décadas, o colégio foi assim batizado em homenagem ao ipê que abrigava em seu pátio na época da fundação. O início das aulas, nesse primeiro ano de atividades, aconteceu em agosto, mês em que se inicia a florada do ipê. E não é que o ipê estava florido no primeiro dia de aula da escola?

De lá para cá, muita coisa mudou. O caminho percorrido pelo Colégio Ipê desde sua fundação é uma parte importante da história do ensino na cidade de Arujá. Quando começou suas atividades, com o nome Ipê Amarelo Recreação Infantil, o colégio atendia apenas 23 crianças, em uma área de 236 m2.

Para acompanhar o crescimento de seus alunos e atender a demanda cada vez maior, em 1997 o Colégio Ipê adquiriu o terreno da antiga escola Dom Julio, com um espaço de aproximadamente 1.000 m2, e passou a oferecer novas séries a cada ano, até 2005, quando formou sua primeira turma do Ensino Médio.

O Ipê continua fiel a sua proposta original de estar atento às necessidades de cada aluno. É uma instituição que soube crescer e evoluir de forma planejada, consciente.

Hoje, o Colégio Ipê é uma referência em educação não só na cidade de Arujá, mas em toda a região.

A celebração de 30 anos do Colégio, além de completar um ciclo da sua história, assinala também o início de uma nova jornada, com novos objetivos e desafios.

Vivemos imersos no mundo digital e temos cada vez mais o desafio de trabalhar o ensino como algo que desperte o espírito crítico, a curiosidade e a busca permanente pelo conhecimento.

É nesse sentido que a proposta pedagógica oferecida pelo Colégio Ipê continua fazendo a diferença na formação do caráter dos seus alunos. Mais que um colégio, o Ipê é uma semente para o futuro.

CONHEÇA O COLÉGIO IPÊ ARUJÁ

MISSÃO

Contribuir para a educação de cidadãos críticos, com formação acadêmica e cultural sólidas e comprometidos com valores humanistas como empatia, senso de justiça, solidariedade e ética.Dar subsídios para que nossos alunos sejam capazes de direcionar suas escolhas pessoais com a de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.
Todo corpo docente está sempre atento a incentivar nos estudantes, desde os anos iniciais, ao desenvolvimento do pensamento crítico que os levem a uma autonomia moral e intelectual com responsabilidade.

Valores

O trabalho desenvolvido em nossa escola tem por base valores humanistas que levem os estudantes à valorização do respeito mútuo, da honestidade, da empatia e da solidariedade. O esforço, a perseverança e o trabalho em equipe são valorizados e incentivados como imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal de todos pertencentes à comunidade escolar.