Novo Ensino Médio

O currículo atual do Ensino Médio apresenta grandes mudanças e agora, o chamado Novo Ensino Médio, busca se adequar às necessidades e demandas da sociedade atual, contando com um ensino que contemple as competências essenciais do século XXI.

Para isso, é proposto um currículo e metodologias que permitem a ampliação das oportunidades de exercício do protagonismo, da autonomia, da capacidade de escolha e decisão dos alunos.

Além da Formação Geral Básica, construída a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos também contam com Itinerários Formativos para o aprofundamento de áreas do conhecimento. Essa parte flexível do currículo escolar possibilita que os estudantes realizem escolhas de acordo com seus objetivos e interesses, optando pelo itinerário que mais se identifique para ser cursado no semestre.

São oferecidos atualmente três Itinerários Formativos para turmas mistas, formadas por alunos das três séries do Ensino Médio e cinco Itinerários para turmas seriadas. O itinerário seriado irá desenvolver, complementar e aprofundar conteúdos básicos e fundamentais de diferentes áreas do conhecimento, respeitando a faixa etária e a maturidade dos alunos

Itinerários multisseriados:

• - Itinerário 1: Comunicação e Mídias
  • - Itinerário 2: Cultura e Ambiente
  • - Itinerário 3: e Sustentabilidade: garantia de vida

Itinerários para turmas seriadas:

• - Protagonismo e Projeto de Vida
  • - Empreendedorismo e o novo mundo do trabalho
  • - Produção de texto
  • - Conceitos fundamentais de matemática
  • - Ciências da natureza

A carga horária semanal do Ensino Médio é de 36 aulas semanais:

• Aulas no período da manhã de 2ª. a 6ª. feira: das 7h20 às 12h50
  • Aulas no período da tarde: 3as. e 5as. feiras das 14h10 às 16h40

Plantão de Estudos

No Ensino Médio são oferecidos plantões de estudo, no período da tarde. Os componentes de Física, Química e Matemática têm horário semanal fixo.:

• Química: Segundas-feiras das 15h às 15h50
  • Matemática: Quartas-feiras das 14h10 às 15 horas.
  • Física: Sextas-feiras das 14h10 às 15 horas.

São componentes curriculares ofertados aos alunos, do 6º ao 8º ano, a fim de complementar sua formação em diferentes áreas do conhecimento. Este ano DANÇA e INFORMÁTICA compõem a grade curricular.

O aluno deve optar pela matrícula em uma eletiva, sendo sua frequência obrigatória.

FAZEM PARTE DA GRADE CURRICULAR

Plantão de Estudos

TRANSFORME O FUTURO DO SEU FILHO!
AGENDE SUA VISITA AO COLÉGIO IPÊ ARUJÁ