Ensino Fundamental Anos Finais

No Ensino Fundamental Anos Finais priorizamos uma formação ampla e abrangente que contemple todos os aspectos do desenvolvimento do ser humano. Para que nosso aluno se aproprie do conhecimento, os diferentes componentes curriculares propõem situações nas quais o conhecimento é utilizado como instrumento de compreensão da realidade, analisando e interpretando o mundo que o rodeia. Dentro desse espírito, são cotidianamente desenvolvidas atividades diversificadas tanto na sala de aula como nos laboratórios de ciências, informática e em outros ambientes do espaço escolar.

O mundo do século XXI é caracterizado por uma sociedade digital, movida pela informação, pela tecnologia e pelo conhecimento. O domínio da Informática e a proficiência em outras línguas são competências fundamentais para esse século. Sintonizados com essas exigências, iniciamos em 2022 o ensino de Inglês dentro de uma proposta bilingue em parceria com a SYSTEMIC BILINGUAL, que se desenvolve a partir de aulas diárias em Inglês abrangendo conteúdos multidisciplinares.

Aulas de Língua Espanhola também são ministradas, duas vezes por semana, do 6º ao 9º ano.

Faz parte da grade curricular do ciclo aulas de Letramento Digital, que tem por objetivo desenvolver habilidades e conhecimentos no uso e compreensão das tecnologias digitais, especialmente no contexto educacional.

Além do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a uma aprendizagem eficiente e contínua, temos a preocupação constante de construir valores e atitudes indispensáveis ao desenvolvimento de uma postura adequada de trabalho, promovendo a capacidade de estabelecer relações interpessoais calcadas na cooperação e no respeito mútuo.

Acreditando que crianças e adolescentes se convertem em sujeitos ativos do processo de aprendizagem quando despertados para o prazer e a responsabilidade de aprender, proporcionamos vivências fora do ambiente escolar, como excursões e estudos do meio, visitas a museus, exposições, feiras, entre outras.

Procuramos estabelecer um ambiente de trabalho alegre, cooperativo e amistoso, em que haja lugar para o afeto e a emoção. Cremos que, dessa forma, o aluno pode expressar seus sentimentos, fortalecendo vínculos positivos com a comunidade escolar, e com o objeto de estudo.

A carga horária semanal do Ensino Fundamental Anos Finais é de 36 aulas semanais:

• - Aulas no período da manhã de 2ª. a 6ª. feira: das 7h20 às 12h50
  • - Aulas no período da tarde: 3as. e 5as. feiras das 14h10 às 16h40

• - Aulas no período da manhã de 2ª. a 6ª. feira: das 7h20 às 12h50
  • - Aulas no período da tarde: 3as. e 5as. feiras das 14h10 às 16h40

Plantão de estudos: No Ensino Fundamental Anos Finais, são oferecidos plantões com horário semanal fixo.

• Matemática - segundas-feiras: das 14h10 às 15 horas
  • Língua Portuguesa – quartas-feiras: das 14h10 às 15h
  • Química (9º ano) – segundas-feiras: das 15h às 15h50
  • Física (9º ano) – sextas-feiras: das 14h10 às 15h
  • Plantões de outras disciplinas podem ser agendados eventualmente.

São componentes curriculares ofertados aos alunos, do 6º ao 8º ano, a fim de complementar sua formação em diferentes áreas do conhecimento. Este ano DANÇA e INFORMÁTICA compõem a grade curricular.

O aluno deve optar pela matrícula em uma eletiva, sendo sua frequência obrigatória.

FAZEM PARTE DA GRADE CURRICULAR

Ensino Bilíngue

Plantão de Estudos

TRANSFORME O FUTURO DO SEU FILHO!
AGENDE SUA VISITA AO COLÉGIO IPÊ ARUJÁ